Programação da Visita Pastoral Missionária de D. Sérgio da Rocha a nossa Paróquia

Programação 001

A Visita Pastoral Missionária do nosso arcebispo D. Sérgio da Rocha a nossa paróquia acontece no início do mês vocacional, nos dias 31 de julho a 03 de agosto. E juntamente com D. Sérgio, está confirmada a presença de D. Marcony e de outro bispo auxiliar. A visita à paróquia envolve a todas as paróquias do setor IV, que compreende 10 comunidades paroquiais. Além dos padres, os missionários leigos visitarão as famílias levando a Palavra e a benção de Deus. Esse é o ponto auge da visita, a presença dos missionários leigos das paróquias do setor na paróquia anfitriã que acolhe e recebe com alegria esse momento solene de ação de graças que é a missão.

arcebispo3

O objetivo de toda visita episcopal é para que o pastor conheça, de forma direta, a realidade da Arquidiocese, para assim melhor servi-la, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. Durante a vista, estão previstas Celebrações Eucarísticas na Matriz e Comunidades, Confissões, Unção aos Enfermos, Visitas às famílias, às escolas e creches e comunidades religiosas, Encontro com as Lideranças das Pastorais, Movimentos e Associações, Catequistas e Catequisados, Comissão de Assuntos Administrativos e Econômicos de Pastorais (CAEP).

Capela Missionária

Capela Missionária

Por estarmos no mês de agosto que é o mês vocacional, o tema escolhido para a Visita é “Rogate: Vocação e Missão” e o lema: “Rogai ao Senhor da Messe, que envie operários à sua messe” (Mt 9,38). E foi programado para o 1º domingo, dia do Padre, uma Caminhada Vocacional Missionária, que sai da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes em direção a Matriz, onde haverá o encerramento da Visita com uma Missa Campal.

Programação - Missionária 001

Com o fim de sua Visita, diz D. Sérgio, a paroquia visitada através de suas lideranças, deve dar sempre continuidade à ação missionária por meio de suas atividades pastorais e procurando abranger mais os extremos de sua área geográfica, formando novas comunidades, fora da esfera da Igreja Matriz. A nossa paróquia dará continuidade em todo mês vocacional celebrando a Semana Nacional da Família, a Vida Consagrada (Religiosos (as) e Institutos Seculares), Catequistas e Vocações Cristãs Leigas. Que Santo Aníbal Maria Di Francia, o Apóstolo das Vocações, faça resplandecer o zelo pelo Rogate (Divino Comando de Jesus) em nossas orações, na animação vocacional e nas atividades pastorais e missionárias desenvolvidas em nossa paróquia.

Pe. Mario Alves Bandeira, RCJ