• Em 22 de março de 2018

Gotas de Liturgia

Vivendo o Tempo Pascal

Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte com amor. Com a celebração da Páscoa, para nós cristãos, uma festividade verdadeira e própria, plena de alegria e esperança, a Igreja dá início ao Tempo Pascal, comemorado durante cinquenta dias, até o Domingo de Pentecostes, quando celebramos a infusão do Espírito do Senhor sobre os apóstolos e toda a sua Igreja. Tempo este que deve ser celebrado com alegria, como se fosse um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo”, como símbolo da felicidade eterna no dizer de Santo Atanásio.

Durante o Tempo Pascal, o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo, e que foi preparado na “Celebração do Fogo Novo” no Sábado Santo, na Vigília Pascal, permanece aceso em todas as celebrações. No decorrer desse período temos, dentre os evangelhos, o dos discípulos de Emaús (Cf. Lc 24, 13-35), aos quais Cristo se dá a conhecer quando da explicação das Sagradas Escrituras e pela fração do pão (Eucaristia). Os quais, a Seu exemplo, acolhem os irmãos na caridade e compartilham com eles sua vida, constituindo o Cristo ressuscitado entre os homens. Cristo ressuscita nos que vivem os acontecimentos à luz da Escritura; Cristo ressuscita nos que acolhem e nos que servem; Cristo ressuscita nos que sabem partir o pão. À medida que existir entre os homens a atitude hospitaleira, isto é, de serviço, a exemplo dos discípulos de Emaús, Cristo vai ressuscitando através da história dos homens.

Quando os discípulos O reconhecem na fração do pão, Ele ascende aos céus. Não há mais a necessidade de Cristo permanecer entre os homens de maneira corpórea, pois Ele continua presente de maneira sacramental nos Seus discípulos, na Sua Igreja, naqueles que vivem o serviço do amor, pois o novo mandamento tudo renova e faz reviver todas as coisas.

Vivien Fonsêca

Pastoral Litúrgica

Deixe o seu Comentário:

Please enter your name.
Please enter comment.
Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position